O monitor Cemos ATC tem a função de evitar transbordos ou contaminação no momento da carga de combustível (na base de carga), ele atuará como segurança adicional ao monitoramento de sensores já existente nas bases de carga do tipo "bottom loading", mais especificamentes nos seguintes casos:
- Quando algum compartimento possui resíduos de produto (acima de 4 litros), o ATC atuará evitando a contaminação do produto;
- Quando algum compartimento do caminhão tanque que chegou na base não foi totalmente esvaziado (o que pode acontecer por alguma falha na válvula ou erro do operador que não aguardou a descarga completa do compartimento antes de fechar a válvula), o ATC evitará a contaminação e o transbordamento de combustível.
- Quando o operador tenta carregar um compartimento que já foi carregado, o ATC evitará a contaminação e o transbordamento de combustível.
O monitor ATC pode ser utilizado em bases de carga com os seguintes sistemas:
Bottom loading: método de utilização mais tradicional, nesse sistema ele trabalhará em conjunto com o braço de carga que possui o sensor PT02 ATC NKL integrado ao braço.
Logo ao acoplar o braço de carga abrindo a válvula API, o sensor PT02 ATC identificará se há presença de líquido na válvula, caso seja identificada a presença de líguido, o monitor ATC bloqueará a carga indicando que o tanque não está vazio (nesse caso deve-se verificar o motivo de ainda ter líquido no tanque e pode ser feita a liberação manual de carga supervisionada no monitor ATC se necessário).
Caso o sensor não identifique a presença de líquido, significa que não há líquido remanescente no compartimento, portanto a carga será liberada normalmente pelo monitor ATC.
Essa segurança adicional no sistema "bottom loading" é bastante válida ao levar em consideração a velocidade da vazão de carregamento máxima que é utilizada até aproximadamente 90% do volume do abastecimento selecionado, e reduzida até chegar em 100%. Em uma situação de transbordo no momento de velocidade máxima de carga, mesmo com o sistema overfill tradicional dos caminhões, ainda poderá ocorrer um transbordo devido ao tempo de desligamento e parada da bomba.
Fonte da imagem: TSPRO
Top loading: nesse sistema o monitor ATC trabalhará em conjunto com o tubo de descarga, que vai até o fundo do tanque e que possui o sensor PT02 MRG NKL (mergulhador) integrado a ponta do tubo de descarga. Seguirá o mesmo princípio de funcionamento, quando o tubo de descarga for inserido no compartimento do tanque, o sensor detectará se existe líquido no fundo do compartimento, caso sim, o monitor ATC atuará bloqueando a carga, caso não seja detectado líquido o monitor ATC fará a liberação para carregamento.
Clique aqui para acessar o Manual de Intruções do ATC
Clique aqui para acessar o Diagrama de conexões elétricas do ATC
Clique aqui para acessar o Certificado de conformidade Técnica do ATC
Modelo: Monitor ATC
Garantia: 1 Ano
SKU: 01.030.180
Peso: 2,000
1 Monitor ATC NKL
1 Chave Push Button Reset
1 kit de instalação:
15 pçs terminal tubular 1,0 / 8 vermelho
2 pçs terminal tubular 1,5 / 8 preto,
1 prensa cabo - Alumínio Ex 1/2 NPT
3 pçs Bujão rebaixo Ex 1/2 NPT
1 Manual de intruções
1 Diagrama de instalação